EMA

Rede de Adolescentes de Campinas:



Em 2006 ocorreu o sexto e último EMA (Encontro Municipal de Adolescentes) de Campinas. Em 2008 diversas ONGs de Campinas participaram do IV EPA - Encontro Paulista de Adolescentes, que aconteceu na cidade de São José dos Campos – SP. Durante o EPA estas ONGs (TABA, SOS Adolescente, CEDAP e Família MLK) se reuniram para articular uma Rede de Adolescentes em Campinas cujo objetivo seria construção do VII Encontro Municipal de Adolescentes – EMA, em Campinas, e assim resgatar e articular as adolescências e juventudes da cidade para atuarem nas discussões e fomentação de políticas públicas através do exercício da cidadania, da participação juvenil e da reflexão e vivência sobre a sexualidade.


Em março de 2009, foi realizada a primeira reunião em Campinas, já com adesão de outros grupos, para retomar a proposta de construção do VII EMA. Nesta reunião definiu-se como fundamental a participação dos adolescentes na construção deste evento. Porém, no encontro de abril de 2009 com representantes adolescentes, jovens e educadores, decidiu-se como prioridade a construção de uma rede de adolescentes que “garanta” continuidade das propostas e trabalhos, evitando que o Encontro tivesse um fim em si mesmo. Na reunião de maio os próprios adolescentes trouxeram os elementos necessários para articulação dessa rede visando o enfrentamento de questões ligadas à sexualidade, diversidade e violência; nasce assim o projeto do VII EMA como a primeira conquista desta rede.


O EMA configura o fator que, ao mesmo tempo, dispara e fortalece as ações desta rede, pois a partir deste evento novas metas serão assumidas pelo grupo a fim de efetivar direitos. As novas metas e o caminho para atingi-las serão construídas no IIV EMA.




O QUE É O EMA:


O EMA é um espaço de reflexão, experimentação, mobilização e articulação para a construção de direitos dos e das adolescentes. E terá como objetivo contribuir para a redução das vulnerabilidades a que os adolescentes estão expostos, por meio da capacitação de adolescentes, jovens e educadores para atuarem na Rede de Adolescentes de Campinas, possibilitando o exercício da cidadania e da sexualidade e incentivando a participação juvenil.